Planetário do Carmo pode ser visitado virtualmente no jogo Minecraft

Fechado por conta da pandemia, Planetário pode ser explorado pelas crianças pela internet

Em uma parceria inédita no Brasil, o Planetário do Carmo passa a ser a partir de 1º de junho o primeiro do gênero a poder ser visitado dentro da plataforma Minecraft – jogo que conta com mais de 120 milhões de acessos por mês em seu servidor on-line e que completa 12 anos de existência neste dia. A ideia em criar um mapa com uma réplica do Planetário surgiu em função do necessário fechamento do local em função da pandemia do coronavírus e assim não deixar com que as crianças e os jovens parassem de aprender astronomia de uma forma lúdica.

O projeto começou a ser tirado do papel no início da pandemia no ano passado e foi idealizado pela professora do planetário Henriette Right e executado com a contribuição de Amanda Mestiço e Caroline Neves. Neste primeiro momento, com o apoio da ONG Green Nation, 20 pessoas de qualquer lugar do mundo poderão explorar ao mesmo tempo tudo sobre o Planetário do Carmo dentro do Minecraft – a expectativa é que em outubro esse número aumente ainda mais.

“A ideia com esse projeto é extrapolar os muros do planetário. É mostrar que ele é muito maior que seu próprio prédio e podemos alcançar pessoas onde quer que estejam. Estamos nos reinventando para nos adaptar ao momento atual, muito animados com os resultados e por sermos o primeiro planetário do país a realizar isso”, afirma Mirian Castejon Molina, diretora do Planetário do Carmo. Recentemente, o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) também construiu uma exposição virtual dentro do Minecraft, para as pessoas interagirem sem sair de casa.

Dentro do jogo, o participante pode ver as exposições e ao clicar nos quadros viajar para outros cenários, como a Lua e Saturno. Há várias portas com desafios de perguntas sobre astronomia e também conversas com profissionais do Planetário tirando dúvidas sobre o tema. É uma forma de se divertir e aprender a ciência, também se conscientizando em relação ao meio ambiente.

No canal dos Planetários no YouTube (www.youtube.com/PlanetariosdeSaoPaulo), é possível acompanhar a construção, as exposições e aventuras no jogo e há ainda conteúdos relativos à astronomia. Ainda no canal, há um vídeo explicativo ensinando como as pessoas podem acessar o servidor do jogo. Durante a inauguração virtual no Minecraft haverá uma visita guiada pelas exposições. O mapa contará com a participação de grupos escolares nos próximos meses.

Minecraft
O Minecraft é um jogo eletrônico criado pelo desenvolvedor sueco Markus Persson, lançado em maio de 2009 e o mais vendido de todos os tempos – mais de 200 milhões de cópias em todas as plataformas. Os jogadores exploram um mundo aberto tridimensional podendo descobrir e extrair matérias-primas, ferramentas artesanais, construir estruturas e competir ou cooperar com adversários em um modo de sobrevivência ou de criatividade.

Planetário do Carmo
Localizado na área do Parque do Carmo, em Itaquera, o Planetário tem o objetivo de divertir pessoas, ensinar estudantes e gerar conhecimento nas áreas de astronomia, física e outras ciências. Inaugurado em 2005, é um dos mais modernos do mundo, capaz de projetar 9100 estrelas, os planetas do sistema solar, a Via Láctea e outras galáxias.